A importância de se pagar primeiro

 Olá leitores do blog,

Os livro básicos de finanças pessoais sempre comentam que a chave para poupar é você se pagar primeiro, ou seja, diferentemente de como aprendemos de poupar o que sobra, o que se deve fazer primeiramente é retirar uma parte do seu salário assim que receber para poupar e investir e não contar com aquela grana.

Apesar de saber disso, ser tema básico de finanças pessoais e um bom caminho para os investimentos, eu não fazia assim, acabava que eu investia o que sobrava no fim do mês, desse modo não havia constância e continuidade nos meus depósitos para investimentos, alguns meses dava outros não.

Eis que nesse início de ano consegui um trabalho extra e eu não precisaria daquele dinheiro, me policiei a não contar com aquele dinheiro e colocá-lo direto na conta da corretora para investir, sem sequer passar pela minha mão e foi a melhor coisa que fiz, acabou que deu regularidade aos meus depósitos e mostrou como é importante reservar de imediato essa grana para investir.

Infelizmente, esse mês acabou o vínculo, volto agora a minha realidade, mas já efetuarei o depósito assim q receber, sem contar com aquela grana, pela minha projeção consigo me organizar financeiramente para depositar 25% dos meus recebimentos. Os especialistas falam entre 10 a 30%, algumas pessoas conseguem até 50%. Meu objetivo é chegar nos 30%, creio que enquanto eu for o único provedor do lar será difícil, mas assim que minha esposa se (re)colocar no mercado de trabalho posso chegar a 30 ou 35%, alguns meses esporádicos é possível aumentar essa porcentagem, como em dezembro devido 13 salário, o que não pode é poupar menos do que o planejado, a partir de entao vou me virar com 75% do meu salário.

Pude ver com esse período como é importante se pagar primeiro e mudar a ideia de poupar o que sobra para poupar o que precisa. E você tem esse hábito de se pagar primeiro??? Quantos % você consegue poupar de seus rendimentos mensais??

abraços e até a próxima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário