03 lições que aprendi em 03 meses de Bolsa de valores

Olá leitores do blog,

Venho hoje relatar a parte ruim, o lado negro dos investimentos, mas os quais são fundamentais para alcançar o sucesso e sabedoria. Sem erros, não aprendemos, não evoluímos, contudo é muito ruim errar normalmente, e errar com nosso suado dinheiro é pior ainda.

Faz pouco tempo que entrei para o time da renda variável, porém tempo suficiente pra levar umas porradas e aprender algumas lições, mesmo tendo estudado quase um ano antes de ingressar na bolsa de valores, somente na prática que vamos acabar aprendendo de verdade. Sem mais delongas, vamos aos erros cometidos e lições aprendidas.

1- Desconsiderar o cenário macroeconômico.

Minha primeira compra foi de um fundo imobiliário, o KNCR11, realizei a compra no início de maio, onde o ativo ainda estava acima de seu valor patrimonial, estava esticado porque oferecia um bom rendimento e estava se iniciando a queda de juros, fato esse que desconsiderei na minha análise, como iniciante e com análise ainda muito superficial, vi que era um fundo de papel, relativamente bem diversificado e otimamente administrado, no entanto, como não me atentei a queda dos juros, logo o preço do ativo desabou pois seus rendimentos caíram. Portanto, minha primeira lição aprendida foi que temos que avaliar não somente o ativo em si, mas toda conjuntura macroeconômica envolvida.

2- Especular na bolsa e abandonar fundamentos
Tudo que li me guiou para ser um investidor buy and hold, baseado na análise fundamentalista, mesmo sendo criterioso, me empolguei pela possibilidade de um grande ganho rápido e fácil, mesmo sabendo que a empresa em questão estava cheia de dívidas, com resultados insatisfatórios, dando prejuízo, acreditei em um gatilho que poderia fazer um turnaround e com isso a ação disparar me oferecendo um lucro alto rapidamente. Resultado: até o momento TPIS3 me deu um prejuízo de 8%, ainda estou esperando que ela retorne um pouco mais próximo do preço de entrada pra que o prejuízo não seja tão grande, e como investi apenas uma pequena parte do meu capital, fico mais tranquilo também. A lição que aprendi foi que devo sempre analisar profundamente os fundamentos das empresas que pretendo investir

3- Guiar-se pela opinião de terceiros
Esse erro tem relação com a compra ainda de TPIS3. Guiei-me pela recomendação de uma casa de research que apontava que ela tinha potencial de crescimento de mais de 300%, me maravilhei com essa possibilidade, mais uma vez ignorei cenários e não analisei a empresa, simplesmente me empolguei com a maior falacia do mundo financeiro, ganhos altos e rápidos. Mesmo tendo lido vários e vários materiais alertando para não cair nessa jogada, fui seduzido por essa promessa barata e me dei mal. A lição que ficou é que essas recomendações só servem, no máximo, para você se atentar a uma ação que eventualmente não tenha estudado ou não conheça e faça sua análise própria e chegue as suas próprias conclusões se tal empresa se adequa ao seu perfil de investimento 


Sei que ainda terão outros erros pela frente, espero que meus erros sejam cada vez menores e que não custem caro, dos que tive até aqui, em relação a KNCR11 estou recuperando com os rendimentos e não devo me desfazer, quando os juros subirem voltarão a oferecer um bom rendimento, mas irei me atentar mais para não comprar bons ativos com preço caro, já TPIS3 vou me desfazer logo logo e não vou mais especular na bolsa, vou seguir meus planos de investidor buy and hold e comprar ativos co bons fundamentos e vender somente se perder os fundamentos ou pararem de dar lucro.

Bom, era isso que queria compartilhar com vocês, espero que não cometam os mesmos erros, mas diz aí, quais foram os erros de vocês no mundo dos investimentos??


Abraços 

10 comentários:

  1. Muito bom o texto, o ser humano é complicado, por mais que leia, estude e tente evoluir, acaba entrando em enrascadas em busca de dinheiro fácil, e 99% das vezes toma ferro. Acrescentaria ao texto mais um erro que já li inúmeras vezes, e que pelo visto você está correndo o risco de cometer: o de ficar esperando o valor voltar ao original "para empatar". Isso é inerente ao cérebro humano, de não aceitar perdas. Inclusive há estudos que mostram que as pessoas preferem vender a empresa boa que está dando lucro, e ficar com a ruim que está dando prejuízo, tudo por causa dessa vontade de "vencer" e sair empatado sem prejuízo. O problema é que isso pode demorar para acontecer, e nesse meio tempo você deixa o dinheiro parado em uma empresa ruim, e perde oportunidade de investir em boas ações, o que poderia já ter aliviado esse seu prejuízo (ou até dado lucro). São meus dois centavos sobre o assunto. Um abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Maikel, tudo bem?
      Já estou consciente dessa situação, dos investidores esperarem isso acontecer e demorar muito tempo, ou de tentar ir baixando preço médio e a ação só cair. Mas estipulei um prazo para isso acontecer, caso contrário ao fim do prazo venderei na situação que estiver.
      Abraço

      Excluir
  2. Rapaz, vc entrou na bolsa em um momento em que 90% dos papéis está subindo. Eu entrei em um momento em que 101% doa papéis caíram (maio de 2008). Você está "perdendo" dinheiro simplesmente porque sua diversificação está pequena e teve a infelicidade de escolher um papel que está entre os 10% que não estão subindo. Mas até eu comprei este papel, preocupa não. É uma empresa que vai dar alegrias em breve. Monte uma carteira de pelo menos 10 boas ações e 10 bons FIIs e seja feliz!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Uorrem Bife,
      Estou montando minha carteira aos poucos, estava pensando em torno de 08 ações e 5 FII. Realmente esse papel preocupa, é o unico vermelhinho, dá uma tristeza!! Mas parece que agora com o programa de recompra de ações ele começou a andar, aco que resolvendo o problema do BNDES ele decola

      Excluir
  3. Olá FI,

    Não há nada de errado em especular, mas o foco no longo prazo é essencial. Invista em empresas que são boas, que tem fluxo de caixa bom, bom mercado, lucros constantes e crescente, etc.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala cowboy investidor!
      Obrigado pelas dicas.
      Vou esperar ter um pouco mais de experiência para especular nesses swing trade, conhecer um pouco mais de mercado e ter conhecimento de análise técnica para não errar de novo.
      Abraço

      Excluir
  4. Olá Fisio, as coisas são assim mesmo. Temos que perder um pouco às vezes, faz parte do aprendizado. Muita cautela sobre essas indicações de analistas. Tenho alguns relatórios assinados porém o martelo é sempre a minha decisão.

    Legal ver um colega da área de saúde aqui oelos blogs, sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Aportador Frugal.
      Realmente área da saúde pouco investe e quando investe geralmente é sem muito conhecimento e seguindo indicações do banco. Qual sua area?
      Quanto aos analistas, não os sigo cegamente, mas nessa me deixei levar, agora estudo bem mais antes das decisões.
      Abraços

      Excluir
  5. Fala Fisio, Parabéns pela sua coragem de entrar em ações...
    Eu até estava tentando entrar em ações, porém essa alta que teve ai me tirou todo o tesão da coisa. estou esperando abaixar um pouco pra poder entrar.

    Em relação as recomendações. Segui por algum tempo a recomendação de FII´s da empiricus research e gostei. O que é ruim na Empiricus é o marketing escroto deles ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Investidor sem noção,
      Realmente o marketing deles é muito sensacionalista, prefiro a analise da suno, é mais direta e didática para quem não é da area.
      A bolsa deu uma esticada, mas todos falam q deve corrigir, de qualquer modo, se você entrar em ações defensivas, como grnd3, itsa4, wege3, mdia3, etc, o sucesso é certo no longo prazo, e essa filosofia que sigo, mas é bom esperar mesmo agora dar uma baixada, mas ainda tem opções com preços bons como bbse3. Dê uma estudada
      Abraços

      Excluir