Próximos destinos dos investimentos. O que fazer com a bolsa em alta?

Olá leitores do blog,
Esse mês de outubro foi o último de apostes mais vultuosos, com o fim da minha jornada extra de trabalho, o salário volta ao patamar inicial e os aportes diminuirão de valor, nada que atrapalhe ou comprometa o plano de busca pela liberdade e independência financeira.

Bom, meus investimentos até agora na bolsa me decepcionaram, alguns com bons rendimentos, como ITSA e FESA, outros apesar dos bons fundamentos não acompanharam o bull market da bolsa, como BBSE e GRND, e ainda teve aqueles q caíram apesar deu acreditar nos fundamentos, como SAPR, MOVI e TIET,  e tem auela aposta que ainda não deu resultado, TPIS. 

Levando isso em consideração, que a bolsa tá esticada e meus rendimentos não acompanharam, vejo que chegou a hora de me distanciar um pouco dos risco e rebalancear a carteira, mas ainda não é hora de sair da renda variável. Então o que fazer com a bolsa em alta?

No campo das ações, vejo poucas oportunidades, tá tudo muito esticado, se ainda fosse continuar com ações, provavelmente aumentaria posição em ITSA que teve uma queda nessa semana, ou montaria posição em UNIP, a qual já subiu muito, mas os seus fundamentos apontam que ainda tem chão para subir, mas sempre que penso em investir nela, a mesma arranca e eu fico sempre esperando uma queda pra entrar, espero essa queda q não vem desde a casa dos 11!!!!

Então, agora vou aumentar minha exposição em FII, considero menos voláteis, sem grandes movimentos de queda e nem de subida, nesse caso a paciência é ainda mais a chave do negócio. O mercado de FII também tá esticado, mas ainda vejo algumas oportunidades, com valores abaixo do valor patrimonial ou que ainda podem crescer. 

Um deles eu já comecei a montar posição esse mês, é o JSRE. Estou estudando aumentar posição nele nos meses seguintes  e devo entrar em um fundo de logística, de lajes e mais um de shopping. Vou totalizar minha carteira de FII com 06 ativos provavelmente, onde irei aplicar até fevereiro ou março, depois disso devo voltar para renda fixa e esperar os desdobramentos das eleições e seu impacto no mercado. 

Lembrando que esses planejamentos de investimentos não são rígidos, eles tem flexibilidade de acordo com a conjuntura econômica e oportunidades do mercado que vierem a surgir. Tanto é verdade essa flexibilidade que o dedo tá coçando para aumentar posição em TIET que teve uma queda de mais de 5% essa semana e baixar o PM que ainda tá alto, mas devo seguir o plano inicial.


É isso galera, vim comunicar essa mudança de rota, vou diminuir a exposição em ações e aumentar minha carteira de FII, ainda permanecendo na renda variável. 

Grande abraço a todos e deixem seus comentários


4 comentários:

  1. Olá Fisio, realmente, tudo anda esticado! Eu ando criando uma reserva de liquidez para tentar entrar em alguma oportunidade que venha a surgir.

    Uma boa noite, até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aportador frugal,
      Tem muita gente fazendo isso mesmo, criando essa reserva de liquidez. Vou fazer uns aportes em FII depois penso em reservar uma parte também pra essa reserva de liquidez. A depender do andamento da reforma da previdencia e das eleições podemos ter muita volatilidade na bolsa que pode abrir oportunidade
      Abraço

      Excluir
  2. também vejo muita coisa esticada, porém, muitas empresas de conteúdo de investimento estão dizendo que ainda é uma boa hora pra entrar na bolsa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala investidor sem noção,

      Ainda tem oportunidades, mas agora precisa olhar de lupa para achar. Hoje o IBOV teve uma queda que abriu tambem algumas oportunidades!!
      Abraço

      Excluir