Minha história econômica até aqui - parte 2

Olá leitores do blog,

Dando continuidade a essa primeira parte das postagens, onde conto um pouco da minha trajetória no ramo das finanças pessoais, hoje irei abordar minha experiência na fase adulta jovem.

Logo aos 22 anos saí da casa dos meus pais para fazer uma pós graduação em outra cidade. Portanto, já nessa idade tive que aprender a planejar um orçamento doméstico, como a bolsa era pequena contava também com uma pequena ajuda de meus pais, mas no total somava cerca de R$1.500,00 para pagar aluguel da república, alimentar, vestir, transporte, etc. Nessa fase era muito difícil conseguir economizar, o pouco que conseguia as vezes era consumido em pouco tempo em cursos de aperfeiçoamento. No entanto, eu pelo menos não tinha dívidas. E as duas grande lições que tiro dessa época inicial foram:

1- Não gaste além do que você ganha. A pior coia é você iniciar sua vida adulta com dívidas e depois ir atrás do prejuízo para tentar se equilibrar, e até conseguir você já gastou um bom dinheiro pagando juros aos bancos que poderiam está sendo investido na sua independência financeira. 

2- Planejamento e orçamento doméstico. Para você gastar menos do que ganha é essencial ter um planejamento e controle financeiro doméstico para saber com que você gasta, onde você gasta e o quanto gasta, somente assim você poderá identificar os vazamentos de seu orçamento e equilibrar seu orçamento de acordo com sua realidade.

Passado essa fase inicial de pendenga da vida estudantil, comecei a trabalhar e ganhar um pouco melhor, inicialmente vislumbrado por acreditar ter muito dinheiro, aumentei os gastos do meu custo de vida, mas sem nunca esquecer as lições acima, de gastar menos do que ganho e de planejar meu orçamento, contudo esse orçamento se onerou juntamente com meu poder aquisitivo, meu primeiro grande erro de finanças pessoas foi permitir inicialmente que o aumento de renda fosse acompanhado proporcionalmente por aumento de gastos, deveria ter mantido o mesmo nível de gastos, já que eu vivia muito bem e era feliz daquele modo. Mas pouco tempo depois, cerca de 3 a 4 meses tudo se adequou após comprar algumas coisas supérfulas que desejava, desde então, por volta de 25 anos consegui começar a economizar e sobrar dinheiro no fim do mês e ir engordando a minha conta bancária, e aquilo me dava tanta tranquilidade e paz. Era muito prazeroso ver aqueles reais se acumulando, esse prazer é um grande motivador para seguir economizando e investindo e chego a outra importante lição:

3- Encontre alegria e economizar e aumentar seu patrimônio.

Por fim, nos últimos anos, após ter uma boa quantia na conta do banco, eu via ele rendendo muito, muito pouco, quase nada na famigerada poupança. Comecei a pensar como eu poderia fazer para acelerar esse ganho, afinal daquele jeito eu não ficaria rico nunca, ou ficaria rico nos meus últimos dias de vida e não poderia gozar do dinheiro que suei para conquistar e economizar. Aí veio o meu outro grande erro: investir sem conhecimento. Acabei sendo seduzido pelos títulos de capitalização, guiado pelos ensinamentos do meu avô que tinha feito dois títulos para mim e achei fantástico sacar aquela quantia ao fim do período, mal sabia que eu tava sendo enganado por uma das piores formas de investimento, se é que se pode chamar de investimento. E daí veio mais uma importante lição:

4- Dê valor ao seu dinheiro, estude bem s formas de investimento para potencializar o seu ganho de capital. 


Estudar me permitiu evitar cair em outras roubadas financeiras, como financiamento de casa a perder de vista, meu carro dei uma entrada de 60%, sendo o restante parcelado sem juros (sim, eu sei que no fundo saiu mais caro que à vista, mas bem mais em conta que financiado) só o título de capitalização já bastou.

Hoje eu estou há um ano investindo, iniciei com investimentos em renda fixa, para conhecer o terreno, e há cerca de três meses, após estudar ainda mais, comecei a investir em renda variável, pois é muito mais complexo. Para alguém que é da area da saúde, tudo é muito diferente e muito novo, exige muito mais cautela, pois preciso entender fundamentos básicos, os quais não tive nenhum aprendizado em faculdade. Por isso, estudei cerca de 06 a 08 meses para iniciar investimento em renda fixa e mais de um ano para renda variável.
Ainda é pouco tempo para ver os resultados, mas estou muito animado pelo que consegui até agora. Espero acumular mais experiência ao longo dos anos para investir cada vez melhor.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário